Artesãs do ‘Empodera Elas’ participam de oficina de pintura corporal

A oficina é uma oportunidade de mostrar como empreender através da pintura corporal oriunda da cultura e ancestralidade indígena.

MANAUS, AM — As cinco artesãs integrantes do evento ‘Empodera Elas’, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), participaram, na noite desta sexta-feira, 15/3, de uma oficina de “Pintura Corporal” na loja colaborativa, no 1° piso do Amazonas Shopping, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Com a duração de 1h30, a oficina foi aberta ao público e teve o objetivo de trazer conhecimentos sobre o grafismo indígena e seus significados, além de demonstrar como uma mulher empreendedora deve se posicionar no mercado, técnicas que impulsionam as vendas, como atrair clientes e seguidores através do trabalho exercido no artesanato.

“Esse evento é de suma importância para mulheres e a sociedade em geral. O poder público atua diariamente para que pessoas como a Thaís possam se destacar no mercado de trabalho. A oficina encerrou, mas a exposição continua e eu convido todos para prestigiarem o trabalho das nossas artesãs”, convidou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.

Ministrada pela empreendedora, compositora, artista musical e embaixadora do ‘Empodera Ela’, Thaís Kokama, da etnia Kokama, a oficina é uma oportunidade de mostrar como empreender através da pintura corporal oriunda da cultura e ancestralidade indígena.

“Atendendo ao convite de ofertar essa oficina, trago a essas empreendedoras o conhecimento dos povos indígenas, porque através da nossa arte, conseguimos educar e reeducar os conceitos. Desejo que todas as artesãs, assim como eu, possam expandir a visão e explorar seus horizontes com as oportunidades recebidas”, sugeriu a palestrante.
Fundadora da “Flor Artes Crochê”, a expositora e empreendedora Aurilene Alves, classificou a aula gratuita como sendo um momento importante para que mais mulheres possam empreender na cidade.

“Desde já agradeço a oportunidade que me foi concedida pela Prefeitura de Manaus e Semtepi, permitindo a exposição dos meus produtos, bem como das minhas colegas que aqui estão. A oficina contribuiu muito para mim, pois ela trouxe visibilidade, público e aprendizado”, descreveu a participante da oficina.

Durante o evento, as artesãs e demais visitantes puderam tirar dúvidas e gerar interação entre si. Após a apresentação da palestrante, os convidados tiveram um momento reservado para realizarem grafismos.

Empodera Ela

A exposição segue até o dia 31/3, contando com a participação de cinco artesãs por semana, expondo seus produtos, que vão desde biojoias, artigos de boi, utensílios para bebês, até produtos terapêuticos naturais.