Aleam recebe Encontro dos Movimentos Socioambientais

Foto: Rubilar Santos/Aleam

O auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), abrigou na manhã desta quarta-feira (6) o 1º Encontro Estadual dos Movimentos Socioambientais, de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O evento teve como objetivo principal promover um debate com cerca de 40 organizações não governamentais e órgãos da administração pública sobre demandas e melhorias relacionadas a diversos temas da área ambiental. O encontro iniciou às 9h e finalizou por volta das 15h.

O secretário executivo da Sema, Luis Henrique Piva, falou que esta reunião  é um contato inicial para ter consciência do que está sendo produzido pela sociedade civil e o governo, e também para que cada um tenha espaço e voz para juntos construírem uma agenda de ações na área de educação ambiental, mudanças climáticas, combate ao desmatamento, proteção e defesa do meio ambiente e mobilidade urbana, dentre outros.

“Estamos iniciando um novo Governo, um novo ciclo, e a ideia é abrir os trabalhos da secretaria e trazer todo mundo para dialogar e produzir um cronograma de ações” destacou o secretário. Segundo Piva, o intuito é que esse tipo de encontro aconteça periodicamente.

O representante da Associação Ciclística Pedala Manaus, Paulo Aguiar, avaliou a iniciativa como positiva, porque entende que a união de esforços facilita o desenvolvimento e a implantação de ideias, como por exemplo, a instalação de ciclovias, defendida pela Pedala Manaus. “Nós atuamos em projetos e ações voltadas ao estímulo ao uso da bicicleta”, explicou, complementando que “nada mais ecologicamente correta do que a bicicleta, que não emite gases, não faz barulho e ocupa o mínimo de espaço”, concluiu.