Operação Cerberus reforça segurança em unidades prisionais do Amazonas

Foco de atuação são as unidades prisionais tanto da capital, quanto do interior do estado, até o mês de janeiro.

MANAUS — A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) iniciaram a Operação Cerberus, que visa intensificar ações de segurança preventiva nas unidades prisionais do estado. A operação, coordenada pela SSP-AM, Seap e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ocorrerá até janeiro de 2025.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo Cesar Gomes, destacou a importância do alinhamento entre os órgãos de segurança para fortalecer as varreduras no entorno das unidades prisionais. A operação conta com tropas especializadas da Polícia Militar e Civil do Amazonas.

As ações preventivas incluem revistas nas dependências das unidades para identificar e apreender materiais não permitidos. Essas atividades serão intensificadas em dezembro, devido à aproximação do Natal e Ano Novo. Paralelamente, o Governo do Amazonas lançou a Operação Natal Mais Seguro 2024, com 1.800 policiais militares atuando nas ruas.