MANAUS — Nesta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi forçada a cancelar sua sessão devido à ausência de 31 vereadores. Apenas dez parlamentares compareceram ao plenário, número insuficiente para iniciar os trabalhos.
Regras de Quórum
De acordo com o Regimento Interno da CMM, é necessário um terço dos parlamentares presentes no plenário até 9h30 da manhã para que a sessão possa ocorrer. Isso equivale a 14 vereadores.
Marcaram presença
Aqui está a relação dos vereadores que compareceram à sessão de hoje: Caio André Pinheiro de Oliveira (União Brasil), Diego Roberto Afonso (União Brasil), Marcelo Augusto da Eira Corrêa (PSB), Carmem Glória Almeida Carratte (PSB), Isaac Tayah (MDB), Jaildo de Oliveira Silva (PV), Márcio José Maia Tavares (Republicanos), Samuel da Costa Monteiro (PSD), Rodrigo Guedes Oliveira de Araújo (Progressistas) e Cícero Custódio da Silva (PT).
Consequências
Os vereadores faltosos terão 48 horas para apresentar justificativa por conta das ausências. Além disso, as proposituras que seriam deliberadas e votadas na sessão cancelada serão votadas nas próximas sessões plenárias ordinárias.
Legislatura Atual
Apesar do problema com as ausências, essa é a legislatura com o menor número de mudanças nos últimos 12 anos. Nas eleições de outubro passado, 28 vereadores foram reeleitos, enquanto apenas 13 ocuparão uma vaga pela primeira vez, resultando em uma renovação de quase 32%.