sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política José Dirceu pede suspeição de Moro para se livrar de 32 anos...

José Dirceu pede suspeição de Moro para se livrar de 32 anos de prisão

Defesa do ex-ministro se inspira em anulação das acusações contra Lula.

A defesa do ex-ministro José Dirceu se inspirou no caso do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) novo entendimento sobre a suspeição de Sérgio Moro, desta vez no julgamento de casos da Lava Jato envolvendo o ex-ministro. Dirceu quer que se estenda sobre ele o benefício concedido à Lula, na intenção de anular duas sentenças condenatórias que chegam a 32 anos de prisão.

As condenações do ex-ministros por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro foram confirmadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Como a finalidade das acusações tramadas pela força-tarefa e dos julgamentos proferidos pelo então juiz Sergio Moro, em relação a José Dirceu, eram, confessadamente, fomentar e robustecer as posteriores imputações dirigidas a Lula – de acordo com o projeto político-partidário dos procuradores e do magistrado – a suspeição do referido juiz federal, reconhecida nestes autos, deve ser estendida ao requerente, determinando-se a anulação dos processos criminais a que atualmente responde”, argumentam os advogados.