45ª Expoagro: Estado entrega carta de anistia e fomentos agrícolas a produtores rurais

Ação realizada pela Afeam atende produtores afetados pela estiagem.

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou fomentos agrícolas e carta anistia a produtores rurais durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).

Os produtores rurais beneficiados pela anistia são do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), que sofreram prejuízos na produção devido à estiagem deste ano.

A estimativa de remissão e renegociação de débitos totaliza mais de 1900 operações no valor de aproximadamente R$ 9,7 milhões. O diretor-presidente da Agência de Fomento, Marcos Vinicius Castro, afirmou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado em garantir a estabilidade econômica dos produtores rurais.

“A Secretaria de Produção Rural, juntamente com o Idam, diagnosticou esses produtores rurais. Nós fizemos o indicativo de lei, o Governador mandou para a Assembleia e foi atendido. Esse produtor também terá a oportunidade de acessar novamente o crédito. Esse é o compromisso do nosso governador Wilson Lima de continuar investindo no setor primário”, disse o presidente.

A concessão dos benefícios de Remissão em andamento fica limitada aos municípios onde for reconhecida a Situação de Emergência ou Situação de Calamidade Pública pela Defesa Civil Estadual ou Secretaria Nacional da Defesa Civil ao prazo estabelecido nos referidos Decretos.

O produtor rural do município de Iranduba, José Helder, 65, foi um dos beneficiários que recebeu a carta de anistia referente às dívidas de equipamentos agrícolas que foram adquiridos para aumentar a produção.

“Esse ano foi um ano de seca muito grande. Todos nós sofremos. Eu quero agradecer o nosso governador do estado do Amazonas, Wilson Lima. É uma parcela menor das nossas máquinas que nós compramos para trabalhar. Dá uma aliviada e ajuda muito” afirmou o produtor rural.

Equipamentos agrícolas

Durante o evento, produtores de Autazes e Rio Preto da Eva, também receberam um mini caminhão, um caminhão baú, um motocultivador e um microtrator através do programa de crédito da Afeam.