MANAUS — A tranquilidade do fim de semana prolongado da Independência se transformou em caos nas rodovias de Manaus na noite deste domingo (8). Um gigantesco engarrafamento, com cerca de 30 quilômetros de extensão, paralisou a rodovia Manoel Urbano (AM-70), principal via de acesso à capital amazonense.
O congestionamento, que se iniciou por volta das 20h, teve como ponto de partida a entrada da estrada de Iranduba e se estendeu por toda a extensão da ponte Rio Negro, alcançando o bairro Compensa. Milhares de veículos ficaram parados por horas, causando grande transtorno aos motoristas que retornavam para casa após o feriado.
A principal causa do congestionamento foi um acidente envolvendo veículos na cabeceira da ponte, do lado de Manaus. A colisão, que ocorreu por volta das 20h10, provocou danos aos veículos envolvidos e interrompeu o fluxo de veículos na via.
Motoristas que estavam presos no engarrafamento relataram horas de espera e grande irritação com a situação. Muitos deles haviam aproveitado o feriado para visitar familiares e amigos em municípios como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, e tiveram seus planos de retorno interrompidos pelo acidente.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e realizar os procedimentos cabíveis. Equipes do Corpo de Bombeiros também estiveram no local para prestar atendimento a possíveis vítimas.