Viaduto do Manoa é liberado para o tráfego de veículos

FOTO: Ruan Souza / Semcom

Após a realização de testes com veículos do transporte coletivo para garantir a segurança da pista, o prefeito David Almeida liberou na noite desta segunda-feira, 31/5, o tráfego no complexo viário Professora Isabel Victoria, situado no acesso ao conjunto Manoa, na avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

O complexo viário foi inaugurado às pressas no último dia da gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, em 31 de dezembro de 2020, e foi interditado no dia seguinte, por uma série de falhas identificadas na construção, que ofereciam risco à segurança dos usuários.

“Passados exatos cinco meses do início da nossa gestão, estamos aqui no viaduto do Manoa, uma obra necessária e importante para a cidade, inaugurada no dia 31 de dezembro de 2020, que foi interditada na nossa administração, para que fossem feitos os ajustes necessários, sem qualquer custo adicional aos cofres públicos, priorizando a segurança da população”, disse o chefe do Executivo municipal.

Por determinação do prefeito David Almeida, a obra que custou R$ 48 milhões só foi entregue após a execução de todas as adequações apontadas por laudo técnico, elaborado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), sem nenhum novo custo para os cofres públicos e com a fiscalização da Comissão Interinstitucional de Apuração de Obras em Conclusão (Caoc).

FOTO: Ruan Souza / Semcom

“A administração atual recebeu um verdadeiro presente de grego do prefeito anterior, um viaduto fora dos padrões técnicos de engenharia e não adequado ao uso da nossa população. Nós trabalhamos para concluir, de uma vez por todas, essa ‘novela’ do viaduto do Manoa. Hoje, felizmente, a obra está sendo entregue com todos os ajustes técnicos cumpridos, para que a população faça uso deste equipamento dentro dos padrões mínimos exigidos de segurança.  O prefeito David Almeida e eu trabalhamos para que Manaus recebesse uma obra à altura do que ela precisa e merece”, garantiu o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta.

Dentre as exigências do laudo que foram atendidas, o consórcio alinhou as rampas de acesso dos dois lados do viaduto, com a correção de 9% de inclinação, a partir do eixo da pista, a contar da junta de dilatação do trecho onde termina o aterro e inicia a pista suspensa, sinalizações horizontais, verticais e a implantação dos delimitadores de pista em concreto armado, devolvendo a trafegabilidade total com a devida segurança para todos.

Trânsito

Depois de coordenar os testes de tráfego no viaduto, inclusive com ônibus articulados, um dos principais veículos a circular na área, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, disse que a entrega do complexo é mais uma etapa vencida pela administração.

“O prefeito David Almeida nos orientou a seguir rigorosamente os trâmites, para garantir a segurança no tráfego de veículos naquele espaço. Fizemos muitos testes, para nos certificarmos que não haveria nenhum risco na circulação de veículos sobre o viaduto. A sinalização está concluída, agora vamos acompanhar o tráfego durante os próximos dias. Aproveitamos para pedir ao condutor, que seja cuidadoso e tenha muita responsabilidade. Queremos um trânsito melhor para todos”, afirmou.