sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política STF forma maioria para condenar Bolsonaro por crimes da trama golpista

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por crimes da trama golpista

Primeira Turma do STF tem 3 votos a 1 por condenar Bolsonaro por golpe, organização criminosa e danos ao patrimônio.

BRASÍLIA, DF — A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por todos os cinco crimes atribuídos a ele na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) relacionada à “Trama Golpista”.

Com o voto da ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino, o placar passou a 3 a 1 pela condenação. O único voto divergente até o momento é do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro por entender insuficientes as provas apresentadas.

Os crimes pelos quais há maioria pela condenação são:

  • Tentativa de golpe de Estado;
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Organização criminosa;
  • Dano qualificado ao patrimônio da União;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento também envolve outros sete réus, entre ex-ministros e militares, como Walter Braga Netto, Mauro Cid, Anderson Torres, Augusto Heleno e Alexandre Ramagem — este último, segundo os ministros, deve ser excluído dos dois últimos crimes por falta de provas específicas.

O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, será o último a votar. A expectativa é que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12).

A denúncia da PGR sustenta que o grupo articulou, entre 2021 e 2023, ações concretas para impedir a transição de poder e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com base em provas como gravações, documentos e depoimentos.