Segundo turno no AM será entre Wilson Lima e Amazonino Mendes

Wilson teve mais de 577 mil votos e Amazonino cerca de 536 mil © G1

Wilson Lima (PSC) e Amazonino Mendes (PDT) vão disputar o segundo turno para o governo do Amazonas no dia 28 de outubro. O candidato do PSC teve 33,97%, enquanto o do PDT, 32,50%. David Almeida ficou em terceiro lugar na disputa deste domingo (5), com 23,60% dos votos. Veja apuração completa.

Wilson foi o primeiro a ser confirmado para o segundo turno. Com 94% das urnas apuradas, Amazonino, que tenta reeleição, foi confirmado como concorrente.

Com 99% das urnas apuradas, Wilson teve 595.349 votos, enquanto Amazonino somou 569.876 votos. Almeida ficou com 413.902.

O jornalista Wilson Lima fez uma coletiva de imprensa logo após ser confirmado para o 2º turno das eleições. Ele agradeceu aos eleitores e reforçou que deve priorizar a transparência caso for eleito.

“O povo foi dizer ‘eu quero um estado diferente para mim e para minha família’ entendendo que o nosso trabalho só está começando. O nosso trabalho é muito grande e, na medida que o tempo vai passando, nós vamos sentindo a responsabilidade de cuidar da vida dessas pessoas. Nós estamos muito comprometidos. Vamos continuar ouvindo o cidadão e nossa campanha vai continuar sendo a do diálogo, da transparência e da participação do cidadão. Nós vamos continuar caminhando ao lado povo”, disse.

O candidato Amazonino Mendes (PDT) fez o primeiro pronunciamento após divulgação do resultado da votação. O político que busca a reeleição, comentou o resultado da votação do primeiro turno.

“Acabamos de terminar o primeiro turno de uma eleição extraordinária, incrível e diferente. Surpreendeu muita, mas a mim confesso que não. Agora a luta vai começar. Ir para campo de ideias, das propostas. Uma nova eleição. Não vejo motivo de euforia do adversário, vamos tirar isso fazendo coisas concretas e verdadeiras, não pura expectativa com palavras. (…) Não enfrentei um candidato convencional, mas um candidato de conjuntura. Muito natural, normal. A eleição não terminou, estar incurso. Empate técnico, não uma derrota”, afirmou.

(Com G1)