PSB expulsa vereador filmado sorteando ‘mensalinho’ em Coari

'Carlinhos do Bem' é investigado pelo Ministério Público do Amazonas após denúncia sobre prática.

O vereador ‘Carlinhos Filho do Bem’, citado nas investigações do chamado “mensalinho” de Coari,  foi expulso do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no qual era filiado. Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (18), o partido afirmou que “não compactua” com a prática denunciada ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), responsável pela investigação.

Carlinhos aparece em um vídeo feito em 2017 realizando o sorteio de uma quantia em dinheiro que, segundo o MP-AM, era uma forma do prefeito do Coari, Adail Filho (PP), “controlar” a Câmara do município. A investigação apurou que os sorteios aconteciam com frequência e eram filmados pelos próprios parlamentares para evitar fraudes.

Após o anúncio da expulsão nesta terça, o G1 tentou contato com Carlos Endrick dos Santos Nascimento, mas não obteve resposta até a publicação deste material.

A reportagem também tentou contato com o diretório do PSB no Amazonas, mas não obteve resposta. Confira abaixo um trecho da nota de esclarecimento referente a expulsão:

“As investigações foram abertas após denúncia entregue, em vídeo, ao Ministério Público do Amazonas e ao tomar conhecimento dos fatos, a Direção Estadual do Partido Socialista Brasileiro no Amazonas, que não compactua com este tipo de prática e pelo filiado ter infringido o Art. 9º do Capítulo III, que trata da Fidelidade e Disciplina Partidária, resolve expulsar, de forma sumária, o filiado e vereador Carlo Endrick dos Santos Nascimento (Carlinhos Filho do Bem) das fileiras do Partido Socialista Brasileiro”.

Cassação

Quatro vereadores que denunciaram o “mensalinho” à Justiça tiveram o mandato cassado pela Câmara Municipal de Coari. Samuel Castro (PSL), Adeva Cordovil (PTB), Ademoque Filho (PSDC) e Ewerton Medeiros (DEM) entraram com recurso sob pedido de urgência no Fórum do município, depois que o prazo para apreciação – de 20 dias – se esgotou.

Por G1