Melhorar as relações entre o consumidor e as instituições de ensino de Manaus. Este foi o tema da palestra realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Procon Manaus, nesta quinta-feira, 3/5, na sede da Ouvidoria Geral do Município, no Aleixo, zona Centro-Sul. A palestra teve o intuito de apresentar às instituições de ensino as reclamações mais recorrentes referentes as escolas e faculdades privadas e assim evitar futuras autuações e multas do Procon Manaus.
Na palestra foram destacados alguns pontos com maior número de reclamações por parte dos usuários das instituições de ensino: cobrança pela emissão de documentos; retenção de documentos em razão de inadimplência; acessibilidade; prazo para emissão de diploma; carteira estudantil de meia-entrada.
Segundo o Ouvidor Geral do Município e coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, a intenção é aproximar os representantes das instituições de ensino para que se evite novas reclamações e autuações. “Vamos fiscalizar, mas seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de valorizar o empreendedor e atender com qualidade o consumidor final”, informou Rodrigo.
O Programa de Proteção e Orientação de Defesa do Consumidor Procon Manaus garante que a relação entre o consumidor e o fornecedor seja a mais harmônica possível e tem como missão intermediar as incompatibilidades entre os consumidores e entidades comerciais que fornecem bens e serviços, além de fiscalizar as relações de consumo e aplicar sanções quando necessárias e cabíveis, analisar e encaminhar denúncias e reclamações dos consumidores.