Primeiro Seminário de Teatro Musical do Amazonas é realizado nesta quarta-feira (10)

MANAUS — Nesta quarta-feira (10/04) acontece o primeiro Seminário de Teatro Musical do Amazonas, com mediação da professora doutora Gislaine Pozzetti. O evento realizado pela Espatódea Trupe inicia às 19h, no auditório da Escola de Direito (Rua Major Gabriel, 767, Centro) e as inscrições gratuitas podem ser feitas no local.

Segundo a diretora e dramaturga Emille Nóbrega, cofundadora da companhia com Árlisson Cruz, o seminário visa estreitar as relações da graduação com as questões que envolvem o Teatro Musical. Ela explica que, por integrar as três vertentes, Teatro, Dança e Música, os musicais estão ganhando espaço com o público e os artistas estão explorando mais os potenciais em outras modalidades das artes da cena.

“O seminário pretende promover o compartilhamento de conhecimentos sobre a linguagem e o debate sobre o incentivo a este tipo de montagem na região Norte e principalmente no Amazonas”, afirma Emille Nóbrega.

Conforme a diretora, a linguagem ainda não foi contemplada no Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e pode contribuir muito com a formação dos artistas amazonenses.

“É a última ação do projeto e vai ser mediada por Gislaine Pozzetti, que foi professora da maioria dos artistas do nosso espetáculo, “Amazonas, o maior espetáculo do Brasil”, seja na graduação pela UEA, seja no mestrado pela Universidade Federal do Amazonas. Para nós, tê-la como mediadora nesse processo é uma honra”, comenta Emille Nóbrega.

Teatro musical

Gislaine Pozzetti reforça que alguns profissionais do teatro no Amazonas têm se dedicado à popularização da linguagem, à profissionalização de equipes artísticas e técnicas, expandindo as produções para oferecer o encontro estético do Teatro Musical com o espectador.

“A Espatódea, com esse seminário, reforça a necessidade de discutirmos, em todas as instâncias, a formação de profissionais, que possam atuar nessa frente, que com certeza, está só no início”, comenta a professora. “O primeiro Seminário de Teatro Musical vem preencher a lacuna de discussões que devíamos ao estado”.

Projeto

A primeira edição do Seminário de Teatro Musical compõe a abertura do Programa 2024 da Espatódea Trupe, que conta com uma série de apresentações do espetáculo “Amazonas, O Maior Espetáculo do Brasil” no Teatro Manauara e com a Oficina de Bioinstrumentos “A Natureza e o Som”, com Abenilson Fernandes.

O Projeto foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e é patrocinado pelo Banco da Amazônia e Marquise Ambiental. A realização é do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura e da Espatódea Trupe.

Espatódea Trupe

A Espatódea Trupe Produções Artísticas, que completa oito anos de atuação no cenário cultural amazonense em abril, é Escola de Artes Cênicas, Companhia e Produtora Cultural em Manaus, com especialistas em linguagens como Teatro, Dança, Música e Audiovisual.

Com sede na Rua do Comércio, no Parque Dez, a produtora oferece cursos regulares, contação de histórias, workshops de formação básica, teatro nas escolas e eventos, além de treinamentos de profissionais com recursos do teatro para desenvolver criatividade, comunicação e desenvolvimento pessoal.