Prefeitura + Presente realiza mais de 2 mil atendimentos no São José II

(Foto: Altemar Alcântara / Semcom)

Mais de 50 serviços foram oferecidos à população, na manhã deste sábado, 8/6 dentro do projeto itinerante “Prefeitura + Presente”, criado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Esta edição foi realizada na escola municipal Boa Esperança, no bairro São José ll, zona Leste. Até o mês de dezembro, a ação será levada a outros bairros da cidade de Manaus.

Além de facilitar a vida da população na busca por diversos serviços, o projeto também aproxima as comunidades dos órgãos públicos. Mais de 20 estruturas municipais e estaduais estavam à disposição da população para dar rápidas soluções às demandas.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), a ação disponibilizou consultas e exames médicos, emissão da primeira via de RG e orientação profissional, entre outros serviços.

Segundo o secretário interino da Semdec, Rodrigo Guedes, a iniciativa já se consolidou como a principal ação de cidadania realizada pela gestão do prefeito Arthur Neto. “Nós estamos na décima primeira edição do ano, na comunidade São José dos Campos. Temos a casa cheia, as pessoas vindo desde as 7h da manhã e sempre nessa filosofia do Prefeitura + Presente que é muitos serviços para ir ao encontro do cidadão”, afirmou.

A aposentada Erineia Ferreira aproveitou para fazer três atendimentos. “Eu tô achando ótimo, vim fazer um atendimento e acabei fazendo três, estou me sentindo muito valorizada com todos esses serviços ”, comentou.

Mais serviços

Ao todo, foram 2.117 atendimentos de uma gama de 30 serviços ofertados como atendimento com clínico-geral, aferição de pressão, psicólogos, conselho tutelar, atividades lúdicas, manicure, higiene bucal, limpeza facial, massoterapia, corte de cabelo masculino e feminino, cadastro de emprego, entrega de mudas, além de palestras sobre saúde bucal e distribuição de kits de escovação e de folderes educativos sobre doenças como tuberculose, tabagismo, hipertensão e diabete.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 29 consultas médicas, 29 exames de pele, 25 testes rápidos e 33 aferições de pressão arterial e dispensação de 22 receitas médicas. Foram realizadas palestras sobre saúde bucal, com a entrega de 117 kits de higiene bucal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou a distribuição de 300 mudas de espécies ornamentais e frutíferas, além da distribuição de material informativo sobre orientações e cuidados com o plantio e alerta à população no combate às queimadas urbanas, intensificadas no período de verão.

Deflagrada na última terça-feira, 4/6, pelo prefeito Arthur Neto,  a campanha de combate às queimadas deste ano realizará palestras e distribuição de material informativo em todas as edições do Prefeitura +Presente.

Francisca Rosas, 50 anos, moradora da rua Nova Olinda, visitou o estande da Semmas e, além das informações, recebeu mudas de espécies ornamentais. Mariana Paula Bueno, 9,  e Jorge Jucelino Bueno Filho, 10, também escolheram mudas ornamentais para levar para casa.

A prefeitura realizou ainda orientações aos usuários do transporte público. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuou na organização da área durante a ação.