Prefeitura investe em segurança viária com foco na travessia de pedestres

MANAUS — A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está implementando uma série de ações para melhorar a segurança viária e permitir que pedestres possam transitar nas vias e realizar travessia segura na capital amazonense. As medidas incluem desde a instalação de novos dispositivos até a manutenção de infraestruturas críticas, visando a mobilidade urbana e otimizar o tráfego.

O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, afirmou que as medidas visam também reduzir o número de acidentes em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, onde o fluxo constante de veículos e pedestres cria um ambiente de risco elevado.

“Estamos comprometidos em tornar nossas ruas mais seguras para todos. Uma das ações recentes foi a instalação de botoeiras para pedestres na avenida Autaz Mirim, na zona Leste, em frente ao 14º DIP, no bairro Tancredo Neves, que permite aos pedestres controlarem os semáforos para atravessar a rua com segurança”, disse.

Além disso, a avenida Maceió, próxima à Secretaria Municipal de Educação (Semed), também foi contemplada com melhorias na infraestrutura de segurança. “A troca do controlador semafórico na travessia de pedestres é uma medida crucial para garantir que os semáforos funcionem de forma eficaz, oferecendo mais segurança para os estudantes e outros pedestres que frequentam essa região”, detalha o diretor.

Outro ponto de intervenção foi no cruzamento da avenida Francisco Orellana, com a avenida Dom Pedro, onde foi realizada uma manutenção com ajuste de grupo focal projetado. “Esses ajustes são essenciais para melhorar a visibilidade dos semáforos e garantir que o tempo de travessia seja adequado às necessidades dos pedestres, contribuindo assim para um trânsito mais seguro e organizado”, acrescenta Guedes.

As iniciativas fazem parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, para reduzir o número de acidentes e melhorar a qualidade de vida na cidade. Com investimentos em tecnologia e infraestrutura, Manaus avança na construção de um ambiente urbano mais seguro para seus motoristas e pedestres.