
MANAUS — Um total de cinco prefeitos eleitos no Amazonas podem perder seus mandatos mesmo após a diplomação! Isso acontece porque ainda há recursos pendentes de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Os prefeitos afetados são de Apuí, Coari, Envira, Santa Izabel do Rio Negro e Itapiranga.
A diplomação das candidatas e candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024 garante a legitimidade dos futuros ocupantes dos cargos de prefeito ². Mas, nesses casos, o prazo de 6 de dezembro para a análise das contas eleitorais não se aplica, pois os processos podem ser julgados independentemente da diplomação e posse dos eleitos.
Os casos mais postergados são os de Adail Pinheiro (Coari) e Ivon Rates (Envira). Ivon já teve sua discussão adiada quatro vezes e agora tem nova data prevista para julgamento em 18 de novembro. Se os recursos forem julgados procedentes, uma eleição suplementar será convocada.
É importante lembrar que somente candidatos com registro aprovado podem ser diplomados. O presidente do TRE-AM ressalta que os julgamentos dependem exclusivamente do plenário.