Polícia Militar deflagra operação “Arbitrium” durante o final de semana

A operação conta com a presença de policiais militares de todas as unidades operacionais da corporação | Foto: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas deflagrou nesta sexta-feira (18/10) a operação “Arbitrium”, em toda a capital, priorizando bairros e regiões com maior incidência de ocorrências criminais. A operação, que seguirá durante todo o final de semana, está sendo coordenada pelo comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, e conta com a presença de policiais militares de todas as unidades operacionais da corporação.

“Estamos realizando incursões em áreas que nos últimos dias registraram muitas ocorrências. A Polícia Militar vai continuar nas ruas para dar segurança à população e sufocar o crime”, disse o comandante.

Partindo do Comando Geral da Polícia Militar, parte das viaturas do policiamento especializado se deslocaram até a zona norte e fizeram incursões no Residencial Viver Melhor II, invasão Monte Horebe e invasão do Cemitério Indígena, localizados no Nova Cidade e Novo Aleixo. O comandante falou sobre a quantidade de policiais que estão envolvidos na operação.

“São mais de 240 policiais a mais que o convencional nas ruas e, por conta da operação, a cidade está mais tranquila e a população está do nosso lado, nos ajudando por meio de denúncias”, declarou.

Durante a operação, por volta das 21h20 da sexta-feira (18/10), policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) detiveram um homem de 48 anos, suspeito de porte ilegal de arma de fogo no bairro São Francisco, zona sul da cidade, após denúncia anônima informando que um homem estaria comercializando drogas e portando arma de fogo na rua Antônio dos Passos Miranda.

Com o suspeito, os policiais apreenderam um revólver calibre 22, numeração IH11240, marca Taurus e 10 munições calibre 22 intactas. Ele recebeu voz de prisão ao suspeito e foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais.

Em outro ponto da cidade, dessa vez na zona norte, por volta das 20h30, policiais da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram quatro homens suspeitos de roubo a um coletivo da linha 301, no bairro Terra Nova II. Seguindo informações de uma denúncia, os policiais abordaram o coletivo na rua 5 de Setembro. Com os suspeitos, os policiais apreenderam duas facas do tipo peixeira, usadas na tentativa de roubo.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos quatro homens, que foram conduzidos ao 6º DIP para os procedimentos legais. Na delegacia, foi ainda constatado que um dos suspeitos tinha mandado de prisão em aberto.

Ainda na sexta-feira, durante patrulhamento pela zona centro-sul, por volta das 20h40, policiais da 22ª Cicom detiveram um homem de 27 anos, suspeito de porte ilegal de arma de fogo, na rua Herman Julios, no bairro Vila Amazonas. Em atitude suspeita, o homem tentou empreender fuga após ver a viatura, mas foi logo alcançado.
Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, marca Taurus, com numeração suprimida e duas munições calibre 38 intactas. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito que, foi conduzido ao 12º DIP para os procedimentos legais.

Na zona sul, por volta das 23h40, policiais militares da 3º Cicom detiveram um homem de 21 anos suspeito de tráfico de drogas, durante barreira policial na avenida André Araújo. O suspeito foi abordado num veículo modelo Gol, de cor azul, e com ele foram encontradas algumas porções de supostamente substância entorpecentes. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 1º DIP para os procedimentos legais.

No bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, por volta das 21h, policiais militares da Rocam apreenderam uma arma de fogo e recuperaram uma motocicleta que tinha acabado de ser roubada. A ocorrência se deu após os policiais serem abordados pela vítima e informados sobre o roubo do veículo, que tinha monitoramento via GPS.
O infrator foi localizado na rua 2 de Agosto e recebeu avisos sonoros e visuais de parada, mas não obedeceu e efetuou vários disparos de arma de fogo em direção à viatura. Os policiais revidaram a injusta agressão e efetuaram alguns disparos, atingindo o suspeito. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas e uma munição intacta.

O suspeito foi socorrido, encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A arma de fogo e a motocicleta foram levadas para Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) para os procedimentos legais.

Comentarios