Piscicultores iniciam despesca para abastecer o Feirão do Pescado Especial Semana Santa

Foto: Divulgação/ADS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), vai comercializar mais de 100 toneladas de peixes regionais durante o Feirão do Pescado Especial Semana Santa. O evento, que movimentou aproximadamente R$ 1,5 milhão no ano passado, será realizado entre os dias 16 e 19 de abril, terça a sexta-feira, em quatro endereços da capital.

Na manhã desta segunda-feira (8/4), a Fazenda São Pedro deu início à despesca de 30 toneladas de matrinxã e 20 toneladas de tambaqui, que serão fornecidos para o feirão. A produção teve como destino o frigorífico FrigoNorte, um dos expositores do Feirão do Pescado. “Nossa expectativa é vender 50 toneladas de pescado, com tambaqui pesando a partir de 3 quilos e matrinxã a partir de 1,5 kg”, explica o gerente do frigorífico, César Fausto.

O gerente da Fazenda São Pedro, Francisco de Assis, explica que a demanda de pescado para a Semana Santa precisa ser viabilizada com mais de um ano de antecedência. “Quando alevino, a gente cria no berçário, e quando está com cerca de 10 centímetros, colocamos no lago grande. Ali eles ficam até completar 12 meses. E o nosso papel é monitorar a acidez da água, o oxigênio e o fornecimento de ração”, destacou.

Segundo o Chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Tomás Sanches, os visitantes do feirão podem aguardar pescado regional novo, de qualidade e com preço justo. “Essa é uma grande oportunidade para que o piscicultor e os empresários do ramo frigorífico possam ter um lucro satisfatório, vendendo diretamente para o consumidor final”.

 

Comentarios