PEC que criminaliza porte de drogas é aprovada na CCJ do Senado: o que muda agora?

BRASÍLIA, DF — A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de qualquer quantidade de drogas. O texto segue agora para o plenário do Senado.

A PEC, apresentada em resposta ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, gerou debate acalorado entre os senadores.

Argumentos a favor da PEC:

  • Diferenciar usuário de traficante: A PEC busca estabelecer critérios para diferenciar o usuário de drogas do traficante, considerando as “circunstâncias fáticas do caso concreto”.
  • Combater o tráfico de drogas: Defensores da PEC argumentam que a criminalização do porte de drogas ajudará a combater o tráfico, punindo com mais rigor quem vende entorpecentes.
  • Competência do Congresso: Alguns senadores argumentam que o Congresso Nacional, e não o STF, é o local adequado para definir a política de drogas do país.

Argumentos contra a PEC:

  • Discriminação: Críticos da PEC argumentam que a criminalização do porte de drogas pode levar à discriminação de pessoas pobres e negras, que são mais frequentemente abordadas pela polícia.
  • Encarceramento em massa: A PEC pode levar ao aumento do encarceramento de usuários de drogas, sobrecarregando o sistema prisional.
  • Retrocesso: Críticos da PEC argumentam que a medida é um retrocesso, pois o mundo caminha para a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

O que muda agora?

A PEC ainda precisa ser aprovada pelo plenário do Senado e, em seguida, pela Câmara dos Deputados. Se aprovada em ambas as casas, a proposta será incorporada à Constituição Federal.

O que esperar do julgamento do STF?

O julgamento do STF sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal ainda não foi finalizado. A decisão do Supremo pode influenciar o debate sobre a PEC no Senado e na Câmara dos Deputados.

O debate sobre a política de drogas no Brasil está apenas começando. É importante acompanhar os próximos capítulos dessa história para entender como ela impactará a vida dos brasileiros.