Operação em Manaus tem saldo de dez presos, três menores apreendidos e cinco veículos recuperados

Operação integrada do sistema de segurança pública em toda Manaus neste sábado (08/09) e madrugada de domingo (09/09) resultou na prisão de dez infratores, apreensão de três menores de idade e a recuperação de cinco veículos roubados. As ações seguem planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e envolvem Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e Secretaria de Inteligência (Seai).

Da madrugada de sábado até a madrugada de domingo foram dez prisões, sendo uma em cumprimento a um mandado judicial em aberto. Considerado foragido da justiça, Flávio Salazar Oliveira de Souza, 33, estava na Avenida Sete de Setembro, no Centro. Das demais prisões, quatro infratores estavam envolvidos em assaltos ou suspeitas e foram presos com arma de fogo. Outros cinco foram pegos traficando drogas.

A operação ocorreu simultaneamente em toda a capital e foi acompanhada pelo secretário de segurança, coronel da Polícia Militar Anézio Paiva, pelo secretário extraordinário responsável pela implantação do programa GuardiAM, coronel Walter Cruz, e pelos subcomandante da Polícia Militar, coronel Cláudio da Silva, delegado geral adjunto da Polícia Civil, Ivo Martins, e secretário de Operações, tenente coronel Klinger Paiva.

Presos – No bairro da Compensa, zona oeste, equipes da Seaop prenderam em flagrante Dieimison Façanha da Silva, 28, na rua Pantanal, com porções de drogas e quatro munições de arma calibre .40. Ele é irmão de José Arimateia Façanha Nascimento, primo do traficante José Roberto e que estava foragido em Roraima. O caso foi registrado no 19º DIP.

Ainda na zona oeste, no bairro Santo Antônio, policiais civis apreenderam um menor de 16 anos com drogas em um bar. Ele já tinha sido apreendido outras vezes por envolvimento com tráfico e roubo e era suspeito da participar de roubos na área. O caso foi registrado na Delegacia Especializada na Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

No bairro Vila da Prata, também zona oeste da capital, Jeferson da Costa Barbosa, 41, foi preso na rua Paranaguá, com porções de entorpecentes. No bairro Nova Cidade, zona norte, dois homens foram presos no Bar das Machudas, também com porções de drogas. Na avenida Liberdade, no bairro Colônia Terra Nova, Lucas Rodrigo de Souza Floriano, 20, foi preso com porções de cocaína.

A ação intensificada das polícias durante o sábado apreendeu três armas de fogo. Na avenida Djalma Batista, policiais militares prenderam Paulo Gomes Palheta, 18, e um adolescente de 17 anos, após roubo de um celular. Outro envolvido conseguiu fugir. Com os dois, foi apreendida uma faca e uma espingarda calibre 16.

Na rua 21, São José, zona leste, os policiais apreenderam um menor de 15 anos que circulava em uma moto portando um revólver calibre 32. No Novo Israel, zona norte, dois infratores foram presos também com revólver.

Nesse período, as forças de segurança recuperaram cinco veículos com restrição de roubo e furto. Foram três carros e duas motos, localizados no loteamento Cidade Leste, no conjunto Promorar, Compensa; na comunidade Santa Inês, na Betânia e no Nova Cidade.