Omar e Bisneto assinam o compromisso de Combate à Corrupção e Caixa Dois

© Divulgação

O candidato a governador, Omar Aziz (PSD) e a vice-governador, Artur Bisneto (PSDB) da coligação “Amazonas com segurança” assinaram na tarde desta quinta-f eira, 30, na sede do Conselho Regional de Economia – Corecon, a carta-compromisso de combate à corrupção e caixa dois, proposta aos candidatos majoritários nas eleições de outubro no Amazonas. Com isso, a exceção do candidato Sidney Cabral, do PSTU, os demais candidatos assinaram o documento.

O Comitê de Combate à Corrupção e Caixa Dois no Amazonas elaborou Carta-Compromisso em que propõe o compromisso dos candidatos majoritários contra a corrupção e pela governança voltada aos interesses públicos ao eleito que assumirá os cargos, em 1º de janeiro de 2019.

De acordo com os membros da coordenação da entidade e a exemplo do que ocorreu no processo eleitoral da eleição suplementar, em 2017, a realização do certame eleitoral deve estar assentado em bases democráticas, de respeito à ética e ao eleitor amazonense. Além disso, com base a carta, fica estabelecida para o exercício do novo governo, o compromisso com os gastos públicos, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a transparência no uso das receitas e na execução da política de benefícios fiscais.

O documento contempla ainda a preocupação que deve ter o novo governo em relação ao desenvolvimento industrial e a geração de empregos na região. Dentre os itens destaca-se a defesa do Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus e a promoção ao desenvolvimento dos outros 61 municípios. Diz a carta em um dos trechos: “Defender o PIM e buscar priorizar a diversificação de novas matrizes econômicas para todos os municípios do Amazonas, a partir do potencial de cada mesorregião”.

Carta será encaminhada ao MPE

Após a assinatura dos candidatos majoritários nestas eleições, a carta-compromisso será encaminhada ao Ministério Público do Estado do Amazonas – MPE/AM. Membros do comitê aguardam a definição de agenda com o procurador-chefe da instituição pública para, formalmente, realizar a entrega do documento