Oito pessoas ficam presas em teleférico após cabo romper no Paquistão

Militares paquistaneses iniciaram uma operação de alto risco para tentar resgatar as vítimas; há seis crianças entre os presos no transporte.

Os militares do Paquistão iniciaram uma operação de alto risco para tentar resgatar oito pessoas – incluindo seis crianças – presas em um teleférico pendurado a 274 metros de altura, depois que um cabo se partiu sobre uma área montanhosa no norte do país. As informações são do jornal americano The Washington Post.

As equipes de resgate foram forçadas a procurar abordagens alternativas quando um dos dois helicópteros militares enviados para resgatar o grupo começou a desestabilizar o carro enquanto tentava se aproximar, conforme relatou um oficial militar ao The Post, que preferiu não se identificar.

“A equipe de resgate militar agora está tentando usar outras opções, incluindo uma operação de estilingue ou escada de corda para salvá-los”, disse ele. “Esta é uma operação altamente arriscada, mas as tropas militares de resgate estão conduzindo-a com cuidado”, acrescentou em entrevista ao jornal americano.

Outro oficial disse ao jornal que um socorrista militar forneceu comida, água e remédios de emergência para as crianças no teleférico. Uma fotografia compartilhada pela agência de notícias Agence-France Presse mostrava um soldado do exército descendo de um helicóptero. O medicamento, segundo o funcionário, tem como objetivo estabilizar as crianças antes do resgate.

O grupo atravessava a ravina na manhã desta terça-feira, 22, em Battagram, na província de Khyber Pakhtunkhwa, quando ocorreu o incidente. O teleférico está pendurado sobre uma ravina por um único cabo depois que o outro se partiu, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate no local à Reuters, acrescentando que os esforços de resgate foram complicados por rajadas de vento.

Khattak também relatou que um dos passageiros desmaiou. As crianças estavam usando o teleférico para chegar à escola em uma área montanhosa a cerca de 200 quilômetros ao norte de Islamabad, conforme informou a agência.

Como explicou o oficial Jawad Hussain ao jornal paquistanês Dawn, equipes de resgate estão tentando espalhar redes sob o teleférico. Os militares paquistaneses informaram que forças especiais também estão chegando ao local para resgatar as pessoas.

O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwaar-ul-Haq Kakar, descreveu o incidente como “alarmante”. Ele postou que ordenou às autoridades “assegurarem urgentemente o resgate seguro e a evacuação das 8 pessoas presas no teleférico”. Acrescentou também que ordenou inspeções de segurança em todos os teleféricos.

Um jovem de 20 anos que está no transporte, identificado como Gulfaraz, disse ao jornal local Geo News que ele e outros passageiros estão presos há mais de seis horas. O rapaz contou que um adolescente de 16 anos, que sofre de problemas cardíacos, ficou inconsciente por horas.

“Não temos nem água potável no teleférico”, disse ele. Os alunos têm entre 10 e 16 anos. “O primeiro cabo quebrou depois que o teleférico percorreu uma milha”, contou Gulfaraz, acrescentando que os passageiros aguardam ajuda desde o início da manhã e que um segundo cabo se partiu.

O professor Zafar Iqbal afirmou ao Geo News que 150 crianças na área costumam usar o teleférico para ir à escola. Segundo a imprensa paquistanesa, os moradores usam o transporte de propriedade privada devido à falta de estradas e pontes na área.