’Não é somente uma justa homenagem, é uma história de vida e um exemplo, acima de tudo’, diz Angelus Figueira ao entregar título a Carlos Navarro

FOTOS: Jimmy Christian e Zamith Júnior

O deputado estadual Angelus Figueira (DC) concedeu ao venezuelano Carlos Navarro Infante, 76, o título de Cidadão Amazonense durante solenidade realizada na sexta-feira (24), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Dentre tantos feitos, Navarro foi responsável por instalar o primeiro laboratório fotográfico para revelação em cores, no Norte do Brasil. A cerimônia foi inicialmente presidida pelo deputado Tony Medeiros (PSD) e contou com a presença de familiares, amigos do homenageado e a banda da Polícia Militar.

“Não é somente uma justa homenagem, é uma história de vida, mais do que respeitável. É um exemplo acima de tudo. Na pessoa do Carlos Navarro, nós prestamos uma homenagem a todas as pessoas de bem, que vieram para este Estado. Ele veio para o Amazonas e registrou a nossa história. Ele conseguiu um desempenho exemplar, inclusive mostrando as mazelas dos nossos igarapés que tão mal tratamos. As nossas queimadas, chagas abertas. As questões do cotidiano que nos afligem. Além da técnica, Carlos Navarro tem a alma de um artista aguçado presente em cada clique. São fotos que falam para nossa alma. É trabalho de um verdadeiro artista. São poucos no mundo com essa sensibilidade. Não estou elogiando. É um fato. O Amazonas se sente honrado, Carlos”, disse Figueira.

O deputado enalteceu ainda o pioneirismo de Navarro como autor técnico do maior projeto de reprodução fotográfica na Amazônia.

Homem simples e tímido, Carlos Navarro constituiu sua família em Manaus e formou uma geração de fotógrafos no Amazonas. Em seu discurso, agradeceu sua trajetória a esposa Maria Floripes da Costa Passos, que conheceu na Sonora, e seus filhos Luís Alberto, Israel e Omar.

“Dentro do conceito fotografia que eu faço, me preocupa muito, o que nós, seres humanos, estamos fazendo com o meio ambiente. E eu dedico esses projetos que faço, por meio das fotos, aos meus netos, bisnetos e aos futuros tataranetos e as futuras gerações que, infelizmente, poderão vivenciar as consequências do que já está sendo feito, como disse o deputado Angelus. Minha esposa faz parte de toda essa história. Eu divido esse título com ela, meus filhos, que sempre me deram apoio, e com meus companheiros de fotografia. Agradeço ao deputado Angelus, que faz parte de uma das primeiras famílias que conheci aqui em Manaus e isso foi muito bom para mim, pois o conceito de família dele é muito forte. Uma pessoa fantástica, que contribui para o progresso da Amazônia”, reconheceu Navarro.

Perfil

Carlos Navarro Infante nasceu em Caracas, na Venezuela. Exilado político, aos 17 anos, foi morar em Barcelona, na Espanha, onde iniciou seus estudos técnicos de fotografia em 1966, depois se especializando na Suíça e Alemanha, na área de foto processamento a cores.

Após sua especialização, em 1973, foi selecionado por meio de um anúncio, para uma vaga no Brasil, em Manaus, onde instalou na empresa Sonora, um laboratório fotográfico para revelação em cores, sendo o pioneiro na Região Norte do País neste tipo de revelação.

Requesitos para o título

De acordo com resolução legislativa da Aleam, o título de Cidadão Amazonense é concedido à pessoa que tenha prestado, ao Estado e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente; resida ou tenha residido no território do Estado; possua caráter escorreito e conduta ilibada. O professor Carlos Navarro possui e se enquadra em todos os quesitos.

Além do homenageado e dos deputados Angelus Figueira e Tony Medeiros, compuseram a mesa o comandante do Policiamento da Zona Sul, tenente-coronel Luís Navarro; o secretário de segurança de Rio Preto da Eva, coronel Orleilson Guimarães; a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), Ed Blair; o doutor Nicolau Libório dos Santos Filho (participou de forma virtual) e a prefeita do município Nhamundá, Marina Pandolfo (PSD).