MANAUS — O Ministério Público Federal (MPF) está investigando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por possível omissão em garantir a segurança e estabilidade dos portos fluviais do Amazonas. A investigação foi motivada por uma representação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que destaca a importância desses portos para o transporte de mercadorias e locomoção de pessoas em comunidades ribeirinhas.
Os portos fluviais desempenham um papel fundamental na conectividade e no desenvolvimento das regiões situadas às margens de rios e vias navegáveis. No Amazonas, os principais portos públicos são Manaus, Belém, Porto Velho, Macapá e Santarém. O Porto de Manaus, por exemplo, é considerado o maior porto flutuante do mundo e atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso.
A investigação do MPF busca garantir que o Dnit cumpra suas responsabilidades e evite novos incidentes, como desabamentos e outros acidentes nos portos fluviais do Amazonas. O MPF deu um prazo de 10 dias para que o Dnit informe quais ações têm sido tomadas para prevenir novos desabamentos.