Motorista diz que foi multada por estar a 710 km/h: “Tenho um avião”

Motorista exibiu a notificação nas redes sociais. DER alega que consulta da autuação foi feita em site que não pertence ao órgão

Uma motorista do Distrito Federal levou multa de R$ 134 e recebeu 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação(CNH) por dirigir acima da velocidade permitida na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), que é de 60 km/h. No entanto, a velocidade registrada na infração surpreende. Segundo a notificação, a motorista estaria trafegando na via a 710 km/h.

A velocidade é incompatível com o desempenho de qualquer carro. Para se ter uma ideia, o veículo mais rápido do mundo, o superesportivo Bugatti Chiron, atinge a incrível marca de 490,3 km/h, ou seja, 220 km/h a menos do que o automóvel multado.

A motorista autuada é Lana Albuquerque. A servidora pública expôs a infração em sua conta no Instagram. Na mensagem, brinca: “Tenho um avião e não um carro. Me ajuda Detran-DF”. Apesar de marcar o perfil do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o trecho é fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Veja a publicação:

Instagram/ReproduçãoInstagram/Reprodução

Procurado pela reportagem, o DER defendeu que não houve erro na notificação, mas que a motorista obteve a informação “em outro site que não seja o Radar/DER-DF”. Após consultar o sistema, o órgão informou que Lana andava a 71 km/h – em via com limite de velocidade de 60 km/h –, e não a 710 km/h.

Outro caso

Lana Albuquerque não foi a única motorista “flagrada” dirigindo acima de 700 km/h. Em 2017, o analista Yuri Suares Gama, 31 anos, também se assustou ao receber em sua residência notificação do DER.

O documento apontava que o motorista havia excedido em quase 100% a velocidade da DF-001, que liga o Gama ao Recanto das Emas. Em vez dos “400 km/h permitidos” – segundo consta na infração –, ele trafegava a 790 km/h com seu Honda Fit. A multa foi de R$ 840,41.

Reprodução/2ª Via de Multas Detran-DFReprodução/2ª Via de Multas Detran-DF

Por METRÓPOLES

 

Comentarios