Mais de 300 educadores participam da abertura do ‘Mosaico Cultural da Educação’ no TA

Foto: Márcio James / Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã deste domingo, 16/6, a abertura do ‘Mosaico Cultural da Educação’ no Teatro Amazonas, com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) apresentando o ‘Concerto Didático: uma viagem pela história do violão’, do renascentismo até o samba e pop. Aproximadamente 300 educadores participaram da apresentação, cuja abertura oficial contou com um vídeo de boas-vindas e reconhecimento do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

A programação do ‘Mosaico Cultural da Educação’ inicia no próximo dia de 24 e segue até o dia 2 de julho, período de recesso escolar. O evento terá mais de 3,5 mil vagas em espetáculos no teatro, show de humor, cinema e apresentação de bandas e cantores locais, que serão disponibilizadas para os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Presente no evento, a secretária Kátia Schweickardt, lembrou que o Mosaico Cultural já havia sido realizado em 2014 e que agora volta por uma demanda dos professores. “Para participar é preciso acessar a página da Semed e clicar no banner Mosaico Cultural da Educação, para o servidor e para um acompanhante. Das quatro atividades que estavam abertas para a inscrição, duas já se encerraram. Então, é bom correr para garantir sua inscrição”, alerta.

Para a gestora da Escola Municipal Dulcenides Dias, Nádia Santana, presente na abertura, a iniciativa é mais uma opção para os professores se sentirem valorizados. “Quando eu passei o link na escola, todos ficaram animados, encararam como uma novidade e a programação está bem diversificada. Eu me inscrevi para o show de stand up do Márcio Braga e lá na escola também houve muito interesse na programação do Parque Cidade da Criança”, comentou.

Segundo o maestro Davi Nunes, regente titular da Ovam, a orquestra, além do caráter de espetáculos temáticos, apresentou algo mais didático sobre a história da música. “O objetivo foi mostrar isso através de músicas do renascimento, clássico, barroco até o samba e pop. Mostramos também um pouco da performance, do ensino, do aprendizado, porque a música ensina isso”, pontuou.

Parceiros

A Semed conta com a parceria das secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e instituições privadas, como o Amazonas Shopping, Instituto Aquila e a Universidade Nilton Lins.

O pró-reitor da Nilton Lins, Vitangelo Plantamura, também presente no evento, disse que a universidade está aberta sempre para as novidades que contribuam com o ensino. “Nós estamos sempre de portas abertas com as nossas instalações, cursos e atividades artísticas. Temos muitas oportunidades que já aconteceram ao longo dos últimos anos e muito mais agora com o ‘Mosaico Cultural’ e ações socioeducativas que a universidade implementa e tem o prazer de contribuir”, concluiu.

Programação

A programação para os inscritos começa no próximo dia 24, com o show de humor “Tardezinha da Educação”, às 14h, do artista amazonense Márcio Braga e, sem seguida, show da Banda Samba de Quintal. Na terça-feira, 25/6, às 20h, no Teatro Amazonas, haverá o concerto “Contemporâneo Brasileiro”, com a Ovam. Na quinta-feira, 27/6, a programação também será às 20h, no Teatro Amazonas, desta vez com a apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica.

Para encerrar essa edição do Mosaico, nos dias 1º e 2/7, haverá sessões de cinema no Amazonas Shopping, que abrirá as portas mais cedo, às 9h, para receber os educadores inscritos gratuitamente nas salas com os filmes que estarão em cartaz. A exibição começará às 10h e os profissionais da educação poderão se inscrever apenas em um dos dois dias das sessões de cinema.