Mais de 23 mil pessoas iniciam a disputa por vagas no Vestibular da UEA 2023, acesso 2024

As provas acontecem, simultaneamente, na capital e nos outros 61 municípios do Amazonas.

Com o maior número de inscritos após o período de pandemia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta segunda-feira (23/10), as provas do Vestibular 2023, acesso 2024, na capital e nos outros 61 municípios do Amazonas.

Ao todo, 30.061 mil pessoas disputam as 3.429 vagas do Vestibular, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. As provas acontecem em 52 escolas de Manaus e 87 escolas do interior. Além disso, o certame oferece, nesta edição, 127 cursos em 32 municípios, sendo 48 cursos destinados à capital e 79 cursos ao interior.

Neste primeiro dia de certame, foram aplicadas avaliações de conhecimentos gerais. Na terça-feira (24/10), o vestibular encerra o processo com as provas de conhecimentos específicos e redação. Os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 12h50. As provas iniciam às 13h (horário de Manaus). O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (25/10), a partir das 20h.

Durante a abertura dos portões, o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, ressaltou o clima de tranquilidade e segurança visto desde o início das provas da UEA no último domingo (22/10).

“Ontem tivemos um certame extremamente tranquilo, com índice baixíssimo abstenção de 7%, apesar da chuva. Além disso, estamos com um sistema de segurança vindo de Israel para que tenhamos plena condição de saber o momento exato em que os pacotes das provas são abertos em cada um dos munícipios onde acontece o certame, tudo para garantir a confiabilidade do concurso. A gestão da UEA vem trabalhando incansavelmente para que todos tenham acesso justo, seguro e democrático a universidade pública brasileira”, disse o reitor.

Sonho do ensino superior

Para a candidata Ana Luiza Queiroz, prestar o vestibular em uma das maiores universidades do Norte e do Brasil é o início da realização de um sonho. “Tenho certeza que, hoje, começa a transformação da minha vida, tanto pessoal quanto a profissional. Sei que o vestibular da UEA é muito concorrido, mas tenho me preparado para ser aprovada. Em dezembro, terei meu nome na lista dos classificados. E, no futuro próximo, serei uma médica formado pela UEA. Será por meio da minha profissão que transformarei a minha vida, a vida da minha família e de tantas outras pessoas. É a vitória de uma menina vindo do interior”, destacou.

Resultado

O resultado dos aprovados no Vestibular será divulgado no dia 7 de dezembro de 2023. O Edital de Matrícula do primeiro semestre de 2024 também será publicado no dia 7 de dezembro.

Abstenção

Neste primeiro dia de provas do Vestibular, a Comissão Geral de Concursos (CGC) da UEA registrou 6.825 abstenções, o que representa 21,91% de ausentes do total de candidatos inscritos no processo.

Vestibular e SIS

Nesta edição, mais 64 mil pessoas foram inscritas para o Vestibular 2023, acesso 2024, e Sistema de Ingresso Seriado da UEA. O certame ofereceu, no total, 5.686 vagas, sendo 1.142 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 344 para indígenas. No domingo (22/10), o processo seletivo da UEA iniciou com as provas de Acompanhamento I, II e III do SIS. São ofertadas, para esse sistema, 2.257 vagas, sendo 770 para a capital e 1.487 para o interior.