Mais de 1,8 mil servidores municipais efetivos terão reajuste salarial

(Imagem: Reprodução)

A Prefeitura de Manaus publicou na edição 4.606, do Diário Oficial do Município (DOM), desta terça-feira, 28/5, as leis sancionadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, referentes ao reajuste salarial de 4% a aproximadamente 1,8 mil servidores municipais efetivos de diversas categorias.

De acordo com o prefeito, o reajuste salarial é viável devido à saúde financeira do município e o compromisso que tem com todos que trabalham na prefeitura. Ele ressaltou que, durante sua gestão, nunca deixou de efetuar o pagamento de vencimentos, décimos terceiros e datas-bases, honrando o compromisso da administração pública com os servidores municipais.

Virgílio destacou, ainda, que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) também aprovou, na última terça-feira, a lei que permite o reajuste salarial de 6% para mais de 10 mil profissionais estatutários, temporários e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo o prefeito, o reajuste será retroativo a abril, com pagamento previsto para junho.

“Não há nada mais sagrado, do que honrar os vencimentos e proventos de quem trabalha ou é aposentado no município. Mesmo durante o período de recessão econômica, nos mantivemos firmes e em nenhum momento falhamos com nossos servidores. Trabalhamos uma forte política austera, que nos garante poder cumprir nossas obrigações salariais, que incluem esses merecidos reajustes aos nossos servidores. E tudo isso é o resultado de uma prefeitura que faz o dever de casa e mantém suas contas ajustadas, a exemplo de Manaus”, disse o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia e Controle Interno (Semef), Lourival Praia, explicou que serão contemplados com o reajuste salarial os servidores efetivos de área não específica da prefeitura e aqueles lotados na Manaus Previdência, Procuradoria Geral do Município (PGM) e os de carreira da Semef.

Ainda segundo Praia, o impacto na folha é de aproximadamente R$ 5,7 milhões até dezembro deste ano, considerando também o valor pago do 13º salário aos servidores. O pagamento será retroativo à data-base de cada categoria.

“Seguimos a determinação do prefeito Arthur Neto e, por isso, trabalhamos duro para mantermos as contas públicas municipais equilibradas. Isso oferece toda a segurança financeira para que possamos reajustar os salários dos servidores”, observou Lourival.