Lula se desculpa com portadores de deficiência; entenda

Presidente escreveu mensagem no Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste sábado (22) e se desculpou por uma declaração dada na última terça (18) em reunião com ministros e governadores em Brasília . O petista afirmou que pessoas com deficiência mental têm “desequilíbrio de parafuso”.

“A OMS sempre afirmou que na humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, declarou.

Com a repercussão negativa, Lula usou as redes sociais para dizer que ninguém pode associar “qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental” e confessou que foi infeliz ao fazer esse tipo de comparação.

“Destaco esse acordo também pois gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir”, escreveu no Twitter.

“Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, continuou.

“Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir. Quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala”, acrescentou.

“Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”, concluiu.

Lula em Portugal

O posicionamento de Lula ocorreu em Portugal. O presidente viajou para a Europa na última quinta (20) e ficará em solo português até terça (25), quando embarcará para a Espanha. Ele deixará o país espanhol na quarta (26), chegando ao Brasil no dia seguinte.