Japonês é multado por sair 3 minutos antes para almoçar

Responsáveis pela empresa fizeram conferência de imprensa onde pediram desculpa pelo comportamento do trabalhador © Reprodução

Um trabalhador japonês, de 64 anos de idade, foi multado por sair três minutos mais cedo para comprar almoço. O funcionário de um escritório público da cidade de Kobe não só foi multado como recebeu uma repreensão por parte dos chefes.

O alerta foi dado por uma dos chefes do departamento que “olhou pela janela do escritório e viu o trabalhador sair do edifício e entrar em restaurante” três minutos antes do meio-dia, segundo o site japonês Sora News 24.

Descobriu-se depois que o homem saiu três minutos mais cedo em 26 ocasiões diferentes, ao longo de sete meses, para poder ir comprar comida.

De acordo com o Guardian, foi descontado do trabalhador o equivalente a meio dia de trabalho, por má conduta profissional, mas o castigo não ficou por aí.

Os representantes da empresa estatal marcaram uma conferência de imprensa para falar sobre o “escândalo”. Eles pediram desculpa pelo “imensamente lamentável” comportamento do trabalhador e curvaram-se em frente aos jornalistas como remorso.

Em 2015, mais de 2.159 pessoas suicidaram-se no Japão por causas relacionadas ao trabalho, 675 das quais devido ao cansaço, segundo dados do Ministério do Trabalho do país. Notícias ao Minuto