Homenagem ao Dia do Artesão reúne artistas de vários municípios do AM

O secretário da Setrab, Manoel Oliveira, anunciou que novas parcerias serão firmadas para beneficiar o setor - Fotos: Hugo Bronzere e Secom

Mais de 300 artesãos de vários municípios do Amazonas participaram nesta segunda-feira (19) da comemoração pelo Dia Internacional do Artesão, realizada na Vila Olímpica de Manaus.

A homenagem foi feita pela Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab), que preparou uma série de serviços de cidadania para atender os artesãos e seus familiares.

Além da exposição e venda de artesanato, o evento disponibilizou serviços médicos nas áreas de Clínica Geral, Odontologia e Massoterapia. Também foram realizados atendimentos jurídico, psicológico e expedição de carteiras do Trabalho e de Identidade.

O evento reuniu artesãos dos municípios de Manaus, Parintins, Maués, Novo Airão, Tefé e Santa Izabel do Rio Negro, entre outros. Nestas localidades existe tradição na produção de artesanato, principalmente o de temática indígena.

É o caso do artesão Ronald Tavares, que veio de Parintins para participar da homenagem. “Nosso município tem tradição na produção de artesanato, por isso sabemos o quanto é importante divulgarmos nossa arte e atrairmos novos consumidores”, explicou Ronald.

Há quatro anos o Governo do Estado não celebrava o dia do Artesão. A última comemoração aconteceu em 2013, no prédio da antiga Central de Artesanato Branco e Silva.

Nestes quatro anos sem comemoração, os artesãos reclamavam da falta de apoio para seu trabalho. “Foram quatro anos sem qualquer apoio ou estímulo à arte produzida pelos artesãos”, lembra a artesão Maria do Rosário.

Desde outubro do ano passado, na gestão do governador Amazonino Mendes, o artesanato voltou a receber apoio da Setrab. Prova disso é o retorno dos artesãos amazonenses às feiras de artesanato realizadas em outros Estados e países.

O secretário da Setrab, Manoel Oliveira, cita a Feira Nacional de Artesanato de Belo Horinzonte, realizada em novembro do ano passado. “O estande do Amazonas foi um dos mais visitados da feira, batendo recorde de vendas e atraindo atenção para nossos artesãos”, destacou o secretário.

O secretário acrescentou que nas próximas semanas será divulgada uma parceria entre Setrab e Agência do Fomento do Amazonas (Afeam) para liberação de crédito voltado aos artesãos da capital e interior. “Eles (artesãos) reclamam das dificuldades para conseguir crédito junto aos bancos. Essa dificuldade tem impedido que os artesãos aumentem sua produção ou desenvolvam novos produtos”, explica Manoel Oliveira.

Para resolver o problema, Setrab e Afeam estão iniciando uma parceria para criação de uma linha de crédito especial para artesãos. A novidade deve ser anunciada nas próximas semanas, ainda como parte das comemorações ao Dia Internacional do Artesão.