Governo do Amazonas lança projeto ‘Cama e Café’ no município de Tefé

© Divulgação/Amazonastur

Tefé, distante 523 quilômetros de Manaus, foi o quarto município contemplado com o projeto ‘Cama e Café”, do Governo do Amazonas, que consiste numa proposta de hospedagem alternativa para uso turístico com serviços de café da manhã.

O lançamento ocorreu na quarta-feira (17/10), e reuniu moradores e o trade local na sede da Secretaria de Turismo da cidade.  O projeto acontece em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Prefeitura Municipal de Tefé.

De acordo com a gerente de Registro e Fiscalização da Empresa Estadual de Turismo – Amazonastur, Luciana Batista, o Cama e Café tem o objetivo de possibilitar à comunidade local a geração de renda e o crescimento econômico por meio da atividade de turismo. “Tefé tem vários eventos, entre eles a Festa da Castanha, que este ano, em novembro, espera receber 50 mil pessoas. Então é muito importante essa proposta de aumento de leitos no município”, declarou.

Visitas técnicas – Nos dias 18 e 19 a equipe vai realizar as visitas técnicas nas residências dos candidatos inscritos. Nessa primeira abordagem, em torno de 15 pessoas se inscreveram no projeto e a equipe da Amazonastur vai analisar o atendimento aos requisitos do programa que avaliam infraestrutura, serviços e sustentabilidade do investimento.

‘Cama e Café’ – O projeto oferece como diferencial, em comparação aos demais meios de hospedagem, o desenvolvimento do turismo comunitário e a troca de experiências os hospedes e o proprietário da hospedagem, além de geração de renda e crescimento econômico e social.

Esse meio de hospedagem é de origem estrangeira sendo comum na Europa, nos Estados Unidos (Bed and Breakfast), e em grandes capitais do Brasil. O ‘Cama e Café’ é uma hospedagem, onde o proprietário também reside no local, e possui residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza.