MANAUS — O deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) ressaltou, nesta quarta-feira (27/08), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), duas importantes iniciativas do Governo do Estado em prol da saúde da população: a ampliação dos procedimentos de cateterismo na rede estadual e a atuação da Carreta de Apoio à Saúde na Zona Leste de Manaus.
Na última segunda-feira (26/08), o parlamentar, ao lado do governador Wilson Lima, acompanhou as atividades da Carreta da Saúde, que está estacionada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória. A unidade permanecerá no local até o dia 6 de setembro, oferecendo uma série de exames de imagem, como mamografia e ultrassonografias.
Segundo Dr. George Lins, a Carreta de Apoio à Saúde é uma demonstração clara do compromisso do governo com a saúde da população amazonense. “Essa unidade móvel é uma prova do compromisso do Governo Estadual com a saúde da população”, afirmou o deputado, destacando que a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é realizar mais de 1.000 exames de imagem durante o período de atendimento.
Os exames oferecidos incluem mamografia e uma ampla gama de ultrassonografias, como as de abdômen total, tireoide, mama, próstata, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
O deputado também ressaltou o sucesso das ações anteriores da Carreta da Saúde, que já percorreu sete municípios do interior do estado, ajudando a zerar a fila de espera por exames em cidades como Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins. Ao todo, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas, totalizando 30 mil exames realizados entre janeiro e agosto de 2024.
Avanços na cardiologia
Além das atividades da Carreta de Apoio à Saúde, Dr. George Lins também destacou os avanços na área de cardiologia na rede estadual. Ele mencionou a ampliação dos procedimentos de cateterismo e angioplastia na Fundação e Hospital do Coração Francisca Mendes, que deve realizar mais de 800 procedimentos nos próximos 90 dias.
“O cateterismo cardíaco é essencial para diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos e outros problemas estruturais do coração, enquanto a angioplastia é vital para desobstruir artérias, prevenindo infartos”, explicou o deputado.