Força Tarefa da PF faz operação contra lavagem de dinheiro do PCC

Inscrições podem ser feitas até 9 de fevereiro. Vagas são para os cargos de agente, escrivão, papiloscopista e delegado.

Uma Força tarefa comandada pela Polícia Federal realizou, no início dessa sexta-feira (9), a operação intitulada “Caixa-Forte”, que investiga os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro realizados pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que cumpriu 52 mandados de prisão preventiva, 48 de busca e apreensão e outros 45 de sequestro de valores em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul em 18 cidades. Seis dos alvos das operação já estão reclusos no sistema prisional.

Segundo a PF, as investigações começaram em novembro do ano passado e identificaram uma composição batizada de “Geral do Progresso”. Ainda segundo a polícia, essa composição tinha como finalidade gerenciar o tráfico de drogas, com a distribuição dos entorpecentes que é a principal fonte de renda da facção, além de lavar todo o dinheiro coletado de origem criminosa. Algumas contas de pessoas sem muita ligação com os criminosos eram escolhidas para ocultar e mascarar a origem ilegal dos valores.

O PCC ainda fazia “depósitos fracionados” para a lavagem de dinheiro, depositando pequenas quantias em contas diferentes para não identificar quem depositava e não chamar a atenção de órgãos como Coaf, por exemplo. A estimativa é de que, somente durante o período das investigações, a facção tenha movimentado mais de R$ 7 milhões.

Essa é a segunda operação da Polícia Federal contra o PCC nesta semana. Na terça (6), a “Operação Cravada” também atacou a estrutura financeira do grupo. Outras 20 pessoas foram presas, 400 contas bancárias suspeitas identificadas e uma estimativa de mais de R$ 1 milhão por mês movimentado.

Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Se somadas, as penas podem atingir 33 anos de reclusão.

Por AR+