Fiscalização retira banheiro improvisado das margens de igarapé no Coroado

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus fez a retirada de um banheiro improvisado, instalado às margens do igarapé que corta o bairro do Coroado,  zona Leste. Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foram até o local após receber denúncias de moradores indignados com o caso. De acordo com os denunciantes,  a área está sendo ocupada novamente por pontos de venda de churrasco, roupas e CDs, entre  outros produtos. O banheiro improvisado serviria exatamente para uso dos invasores. A ação ocorreu na ultima sexta-feira, 26/7, e novas diligências deverão ser realizadas na área para conter o avanço dessas ocupações irregulares.

De acordo com os fiscais da Semmas, o uso da referida área para comércio ambulante é um problema antigo que já foi alvo de ações anteriores de retirada. Além do impacto causado pelo descarte de lixo no curso d’água,  os invasores estariam também retirando as grades de proteção existentes no local para instalar seus pontos de venda. O igarapé fica situado entre as avenidas Beira-Rio e Beira-Mar, as principais do bairro, e é contribuinte do igarapé do Mindu.

“Ao chegarmos na área encontramos essa situação. Vimos que estão roubando todo o gradeado que ajuda a reduzir o impacto do descarte de lixo no igarapé para fazer ponto de venda de churrasco e roupas e fomos surpreendidos com um banheiro dentro do igarapé”, informou o fiscal da Semmas, Ronivaldo Abucater. Segundo ele,  a estrutura foi destruída e os entulhos removidos pelos agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

As margens do igarapé já foram inclusive alvo de ações voluntárias de revitalização feitas pelos próprios moradores com, retirada de resíduos e plantio de mudas. Alem disso, a Prefeitura de Manaus faz a limpeza das margens regularmente. Novas ações de fiscalização estão programadas para acontecer no local.