“Fico feliz em saber que os novos defensores públicos atuarão no interior”, diz Josué Neto

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), participou, na manhã desta segunda-feira (11), da posse dos novos três defensores públicos do Estado: Rodolfo Lobo, Roberta Barbosa e Gabriela Andrade. Os profissionais atuarão no município de Parintins e foram os três melhores colocados no concurso público realizado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), no ano passado.

Durante a solenidade, Josué Neto afirmou que a ida dos três novos defensores para o interior do Amazonas o deixava feliz, uma vez que o povo do interior é o que mais carece da atuação dessas instituições.

“O que me deixa feliz é saber que os novos defensores públicos hoje ao tomarem posse estarão indo para o interior do nosso Estado e não ficarão apenas em Manaus. Nós esperamos que mais defensores públicos possam se fazer presentes nos municípios, assim como novos juízes, delegados da polícia civil e novos promotores, que são pessoas extremamente importantes para garantir os direitos do nosso povo”, disse.

Parceria

O presidente da Aleam enfatizou que a Casa Legislativa possui uma sincronia histórica com a DPE, frisando que a instituição pública passou a participar do orçamento do Estado, após aprovação de lei pelo Parlamento Estadual no ano de 2015.

“É importante relembrar que a Defensoria começou a participar do orçamento do Estado a partir de uma lei aprovada pela Assembleia, que começou a ser executada em 2016. Desde então, a DPE tem seu orçamento próprio, o que fez ela crescer bastante e consequentemente aumentar suas atividades não só na capital como principalmente no interior. A Assembleia sempre foi uma caixa de ressonância da Defensoria e sempre caminhou ao seu lado defendendo suas atividades, desde quando ela foi instalada no Amazonas”, defendeu Josué Neto.

Participaram ainda da solenidade o defensor público geral, Rafael Barbosa; o vice-governador e secretário de Saúde do Estado, Carlos Almeida (PRTB); o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Yedo Simões; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Kanthya Miranda, além dos deputados Carlinhos Bessa (PV), Roberto Cidade (PV), Felipe Souza (PHS), João Luiz (PRB), Dr. Gomes (Progressista), Álvaro Campelo (PP), Cabo Maciel (PR), Joana D’Arc (PR) e Therezinha Ruiz (PSDB), dentre outras autoridades.