‘Faixa Azul’ volta a ser exclusiva do transporte coletivo

© Robervaldo Rocha

Dentro de 10 dias, as faixas para transporte coletivo nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Mario Ypiranga Monteiro (Recife) voltam a funcionar como corredores exclusivos no trânsito.

As faixas estavam liberadas para todos os veículos desde março deste ano por conta de obras executadas na avenida Djalma Batista.

A partir desta quarta-feira (14), a Prefeitura de Manaus deu início à orientação sobre o retorno da faixa exclusiva. Após o final das intervenções e adequações no trânsito da zona Centro-Sul, o corredor voltará a beneficiar os mais de 400 mil usuários que utilizam os ônibus da faixa exclusiva.

Período sem multas

O período educativo, sem multas, se estende até o dia 23 com a presença dos agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) nas plataformas e principais cruzamentos dessas vias.

Os agentes irão sinalizar para que os condutores de veículos de passeio deem prioridade à circulação dos ônibus. A efetiva fiscalização terá início somente a partir do dia 24, um sábado.

De acordo com sinalização instalada, a faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 4h às 22h. Aos sábados, de 4h ao meio dia. E, nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos.

Preferência

Nos dias e horários de funcionamento, a faixa exclusiva deve ser utilizada por ônibus, táxis, veículo especial/ fretamento, veículos de transporte de tropa e equipamento bélicos das forças armadas, veículos guincho em efetivo serviço de remoção, além de veículos de urgência, emergência e operacionais, devidamente identificados.

O condutor que circular na faixa exclusiva fora dos horários e dias permitidos comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

>>>Portal do Marcos Santos<<<