Explosão em apartamento com armas deixa 34 feridos em Campinas (SP)

CAMPINAS, SP — Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial em Campinas (SP) na noite de sábado (24). A explosão, que teria acontecido no apartamento do Coronel do Exército Brasileiro reformado Vigílio Parra Dias, teria sido causada por armas e munições armazenadas no local.

No total, 44 pessoas precisaram evacuar o prédio, sendo que 11 delas foram resgatadas de rapel. Outras 34 pessoas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Casa de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento de São José, mas nenhuma delas estava em estado grave.

A explosão atingiu o apartamento no primeiro andar do prédio, que fica na Rua Hércules Florence, no bairro Botafogo. Outros quatro apartamentos também foram atingidos, o elevador ficou danificado e o fornecimento de energia elétrica interrompido.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado para a ocorrência devido à presença de explosivos intactos no local. Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e da Polícia Técnica Científica também estiveram presentes. Uma granada foi fiscalizada e levada pela PM para detonação em local adequado.

A causa da explosão ainda está sendo investigada. O Coronel Vigílio Parra Dias não foi encontrado desde o início da ocorrência.