Equipes de vacinação antirrábica atuam em mais 10 bairros

As equipes de vacinação antirrábica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão atuando esta semana em mais 10 bairros de Manaus, vacinando cães e gatos. A atividade faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, lançada em 13/12, com a meta de vacinar 234.329 animais.

Com a programação prevista para encerrar nesta sexta-feira, 28, desde quarta-feira, 26, as equipes estão atuando em 25 comunidades localizadas nos bairros: Novo Aleixo e Cidade Nova (zona Norte); Cachoeirinha, Praça 14, Aparecida e Presidente Vargas (zona Sul); São Jorge e Compensa (zona Oeste); Gilberto Mestrinho e Tancredo Neves (zona Leste).

Conforme os dados já tabulados pelo CCZ, entre o início da campanha e o último sábado, 22, foram vacinados 79.400 animais em diferentes bairros de Manaus.

“A metodologia de trabalho acontece com visitas casa a casa. As equipes de vacinadores estão trabalhando de segunda a sexta-feira, e aos sábados. Podem ser vacinados cães e gatos com mais de 90 dias de vida e que apresentem boas condições de saúde”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A enfermeira Ana Rita de Souza Carneiro Patrício, moradora do bairro Petrópolis, foi uma das moradoras a receber a equipe de vacinação do CCZ para imunizar o seu animal, uma cadela de quatro anos de idade. “Esse trabalho de vacinação é muito importante por ser uma forma de prevenção, protegendo não apenas os animais, mas também a família, já que a transmissão da raiva pode acontecer dos cães para os seres humanos. Além disso, muitas vezes as pessoas têm dificuldade para transportar os animais para vacinar, então a visita das equipes nas casas ajuda muito”, afirmou a enfermeira.

A dona de casa Simy Oliveira também aproveitou o trabalho da equipe de vacinadores no bairro Petrópolis para vacinar quatro animais, três gatos e um cachorro. “Eu até adotaria mais alguns animais, mas não tem muito espaço em casa. Procuro cuidar deles, dando remédios quando adoecem, mas é difícil levar todos para receber a vacina, então a campanha com a vacinação de casa em casa é muito importante”, declarou Simy.

As pessoas que não estiverem na residência no momento da visita dos vacinadores podem procurar a sede do CCZ, na avenida Brasil, s/n, Compensa (ao lado do CAIC da Compensa), que disponibiliza a vacina contra raiva durante todo o ano. O serviço também está sendo oferecido em posto fixo no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. Os dois postos fixos estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h às 11h30.

Zoonose

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É considerada uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, letal em aproximadamente 100%.

É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação anual de cães e gatos é uma medida eficaz de prevenção da raiva nesses animais, e consequentemente da raiva humana.