Doador Legal da ALEAM terá nova edição em novembro

Foto: Fito Danilo Mello

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amazonas (DAS/Aleam) está organizando mais uma edição do programa Doador Legal, neste mês de novembro, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) para coletar doações de sangue para a Fundação.

A próxima edição do Doador Legal vai acontecer nos dias 26 e 27 de novembro, das 08h às 17h, em uma estrutura montada no Estacionamento dos Diretores com a presença da unidade móvel Vampirão e cerca de 50 servidores da Aleam e do Hemoam.

A diretora de Assistência Social, Eliane Ferreira, explica o diferencial desta edição, com a possibilidade de coleta de doadores do público externo. “Certamente o nosso maior público será de servidores da Casa, mas quem for doador pode vir à Assembleia nestes dias, nos ajudar nessa campanha e fazer sua doação de sangue. Por isso, dedicamos dois dias e estes dois horários – pela manhã e pela tarde – para conseguir o maior número de doadores possíveis, tornando a Assembleia um ponto de coleta neste período. A nossa expectativa é conseguir pelo menos 120 doações, cada vez aumentando mais esse número”, afirmou, lembrando o êxito da última doação que coletou 108 bolsas.

A partir de agora, o Doador Legal alcançou o status de programa, com um calendário permanente de doações. “Alcançamos o status de programa e, a partir do ano que vem, teremos um calendário permanente anual de doações de sangue, que será apresentado à Diretoria Geral no mês de dezembro junto com nossas atividades previstas para o ano que vem. O curso de multiplicadores de doadores de sangue também será periódico, porque possibilita conhecer o perfil dos potenciais doadores de sangue”, anunciou.

A intenção da Diretoria para 2020 é inserir o programa Doador Legal nas ações da Assembleia Itinerante nos municípios. “A Assembleia desenvolve ações itinerantes nos municípios, então a nossa ideia é onde a Assembleia levar ações itinerantes, incluir o Doador Legal para captar doadores no interior também”, explicou.

Prêmio 

A Assembleia está concorrendo ao prêmio Assembleia Cidadã da Unale, na categoria “Atendimento ao Cidadão”, com o Programa Doador Legal, que desde 2014 propaga a importância da doação de sangue entre os servidores da Casa. O prêmio é um incentivo a projetos que busquem a humanização do serviço público e do poder legislativo.