MANAUS — A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) está em meio a uma crise institucional. A delegada titular, Joyce Coelho, colocou o cargo à disposição nesta quinta-feira (16), alegando “interferência política” em seu trabalho.
Segundo apurou o Portal AM News, a gota d’água para a decisão da delegada foi a participação da deputada estadual Débora Menezes (PL) em uma coletiva de imprensa da Polícia Civil na última quinta-feira, para falar sobre a “Operação Caminhos Seguros”. A presença da deputada, que não faz parte da área de Segurança Pública, teria gerado constrangimento entre os policiais.
Fontes da Delegacia Geral (DG) da Polícia Civil, assessores e policiais ligados a sindicatos relatam que a situação já era insustentável e vinha se arrastando há alguns meses. Eles denunciam pressão política sobre a delegada Joyce Coelho desde fevereiro.
“A delegada Joyce é um exemplo de competência e dedicação ao serviço público. Quem mais perde com a sua saída são os usuários do excelente serviço que ela vinha prestando”, afirmou o delegado João Tayah.
A Polícia Civil ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.