Criança encontra granada no quintal de casa

Enquanto brincava no quintal de uma casa, na Zona Norte de Manaus, uma criança de quatro anos encontrou uma granada que é utilizada pelas Forças Armas. Ao ver o filho mexendo no artefato, o pai colocou para fora de casa e acionou a polícia. O Grupo Marte isolou a área e, após análise, detonou o explosivo.

“Eu estava limpando o meu terreno aqui atrás, meu quintal, foi quando meu filho apresentou o objeto lá e perguntou: ‘Papai, o que é isso?’. Aí eu mandei que ele deixasse no chão, corri, peguei a pá e coloquei para fora”, conta o pai Magno Rodrigues Pessoa, que trabalha como motorista.

O caso aconteceu na Rua Las Palmas, por volta das 14h. De acordo com o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), a granada é a mesma usada pelas Forças Armadas e por órgãos de segurança e apresentava ainda risco de detonação.

“À primeira vista era uma granada de mão, de uso das Forças Armadas e das forças de segurança. E, pelo nível de deteriorização, não tinha como definir mais características. Havia sim o risco de detonação, num raio de 5 ou 7 metros”, Sargento Teixeira, técnico-explosivista do Grupo Marte.

Ao fim das análises, após isolar a área, o grupo detonou o artefato na rua da casa, por volta das 16h. Foram utilizados sacos de areia para conter o raio de destruição.

Vestígios do artefato foram coletados e devem ser encaminhados para a perícia da Polícia Civil.

Por G1