CPDM II usa sensores sísmicos para prevenir fugas

Equipamentos começam a ser instalados para detectar previamente escavações de túneis e violação de grades. | Foto: Divulgação

O Centro de Detenção Provisória Masculino II de Manaus é a primeira unidade prisional do Brasil a utilizar sensores sísmicos para prevenir fugas de internos. Instalados em áreas estratégicas da unidade, os novos equipamentos são capazes de detectar abalos do solo e paredes em tentativas de escavações de túneis e violações das grades de proteção.

O projeto está sendo implementado por pavilhões e é uma iniciativa da Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão da unidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Amazonas.

CDPM II

Os sensores estão interligados ao Circuito Fechado de TV e são capazes de captar pequenos impactos nas estruturas das celas, disparando um alerta para a gestão da unidade. “As pequenas batidas no solo ou na laje serão imediatamente identificadas, aumentando em muito o tempo de ação para se evitar danos patrimoniais e fugas de internos”, destaca Raimundo Aroldo Lucas de Macedo, diretor do CDPM II.

Sensores

“A tecnologia oferece recursos importantes para aumentar a segurança nas unidades prisionais. Já fomos a primeira unidade prisional do Brasil a usar os drones para vistorias por imagem e calor e agora inovamos com os sensores sísmicos. Quanto mais recursos tecnológicos, mais segurança promovemos”, completa o diretor.