Carnaval 2019 apresenta redução de 60% de vítimas fatais no trânsito de Manaus

Foto: Altemar Alcântara/Semcom

Os casos de vítimas fatais em acidentes de trânsito reduziram em 60% no Carnaval 2019 em Manaus, em comparação com o mesmo período de festas do ano passado. Os números refletem o resultado positivo do planejamento executado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) nas ruas e avenidas da cidade.

As estatísticas apontam também uma redução de 30,30%, neste ano, de vítimas lesionadas em acidentes de trânsito no comparativo com o Carnaval 2018.  No cômputo geral, houve uma redução de 34,21% de vítimas de trânsito (fatal e lesionada), na capital, no Carnaval 2019. Os dados foram coletados pelo setor de Estatística do Manaustrans entre os dias 1º a 5 de março deste ano.

O número de pessoas lesionadas em acidentes de trânsito registrado pelo Manaustrans chegou a 23, neste ano. Em 2018, foram 33 vítimas lesionadas em acidentes. No caso das vítimas fatais, os números indicam cinco pessoas, no ano passado. Neste ano, 2 óbitos no trânsito foram registrados nas ruas de Manaus no período carnavalesco.

O diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto, ressalta que os números de redução de vítimas de trânsito comprovam o êxito do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus. “O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, tem uma meta constante: salvar vidas no trânsito. Por isso, perseguimos este objetivo nas nossas ações de rotina, nas áreas de Operação, Educação e Engenharia. Neste Carnaval, reforçamos o efetivo e ampliamos nossas atividades. As reduções nos números de vítimas confirmam que estamos no caminho certo e queremos reduzir ainda mais”, evidenciou.

Durante o Carnaval, o Manaustrans empregou um efetivo de 300 agentes de trânsito nas missões de interdições de vias, orientação de desvios de trânsito e apoio na travessia de pedestres. Houve ainda o monitoramento de eventos em 172 vias utilizadas por bandas e blocos autorizados pela Prefeitura de Manaus. Educadores do Instituto realizaram ações educativas com o público do Sambódromo no sábado de Carnaval. No período pré-carnavalesco, a equipe de Educação levou a mensagem que salva vidas no trânsito para funcionários de empresas do Distrito Industrial.