
MANAUS, AM — Com mais de 27 mil participantes em duas noites, o Carnaboi 2025, realizado pelo Governo do Amazonas no Studio 5, marcou o início da temporada bovina com o tema “Exaltação Indígena: Viva os Povos da Floresta”. A festa, no sábado (8), contou com apresentações de grupos como Boi Brilhante, Boi Garanhão e artistas como Márcia Novo e David Assayag. Caio André, secretário de Cultura, celebrou o evento como “o maior festival de todos os tempos”, destacando sua importância para a cultura regional e o aquecimento do setor criativo.
A cantora Márcia Novo ressaltou a representatividade feminina no boi-bumbá: “Desde 2018, vejo mulheres ocupando espaços e se empoderando”. Ela também frisou que o Carnaboi dá o “start” para os ensaios que antecedem o Festival de Parintins. A artista reforçou a conexão entre o evento e a valorização da cultura amazônica, especialmente por meio da participação indígena.
Na Feira Criativa, empreendedores como Salete Souza e Val Elamid celebraram as vendas de itens dos bumbás Caprichoso e Garantido. Salete, há 20 anos no ramo, destacou o Carnaboi como “esquenta” para os ensaios de março. Já Val, que vende adereços o ano todo, revelou que a demanda por novidades — como camisas que esgotaram em um dia — sustenta sua renda e gera empregos. “Meu cliente quer produtos exclusivos para Parintins”, afirmou.