Campanha na ALEAM arrecada 430 lenços para mulheres com câncer

Em solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) nesta quinta-feira, 20 de dezembro, a Fundação Cecon, o Lar das Marias e o Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM) receberam os itens arrecadados na campanha “Doe Lenços – 2ª edição”. A entrega foi conduzida pela deputada estadual Alessandra Campêlo, líder do MDB e presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Casa. Também participaram da atividade o presidente da Assembleia, deputado David Almeida (PSB), e o deputado Adjuto Afonso (PDT).

De acordo com a deputada foram arrecadados 430 lenços na campanha que mobilizou, além da própria Comissão da Mulher, o projeto “Assembleia Cidadã”, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e a Câmara Municipal de Manaus.

“Só lembrando que, no ano passado, nacionalmente foram arrecadados pouco mais de dois mil lenços, então a nossa cota de 430 lenços é excelente. O Amazonas está de parabéns”, disse Alessandra, mencionando o empenho da presidente do TCE-AM, Yara Lins.  “Depois da Assembleia foi órgão que mais arrecadou lenços”, destacou a deputada.

Em seu pronunciamento, a presidente da Comissão da Mulher também enalteceu o apoio do deputado David Almeida, que teve atuação destacada por meio da Assembleia Cidadã, além das demais entidades envolvidas na campanha.

“Quero fazer um agradecimento especial ao presidente David Almeida e à Assembleia Cidadã que encamparam essa luta junto com a gente e que trabalharam nessa arrecadação. Hoje, no Amazonas, nós temos cerca de 1.500 mulheres ativas no tratamento de câncer dos mais diversos”, enfatizou a parlamentar.

A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, o mês de conscientização contra o câncer de mama e do colo de útero. Os legislativos de todo o País participam da campanha por meio da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A meta é arrecadar lenços destinados a pacientes em tratamento contra o câncer. Podem ser doados lenços novos ou usados em bom estado, com o objetivo de deixar mais bonitas as mulheres em luta contra a doença e que, como consequência do tratamento, acabam perdendo os cabelos. Os lenços serão repassados a órgãos de apoio e tratamento.

Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas diretamente na Comissão da Mulher da ALEAM pelo telefone (92) 3183- 4553.