
PARÁ — Uma aeronave de pequeno porte utilizada no tráfico de drogas foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na última quinta-feira (15), enquanto sobrevoava o estado do Pará. Dois caças A-29 Super Tucano realizaram a interceptação do avião, modelo Embraer EMB-810 Seneca III, com matrícula PT-VSB, após detecção pelos radares da Defesa Aérea.
Segundo informações da FAB, a aeronave não atendeu às ordens de mudança de rota, o que levou aos disparos de advertência como parte do protocolo de policiamento do espaço aéreo. Após a abordagem, o avião realizou um pouso forçado em uma área rural próxima a Altamira, a cerca de 450 quilômetros de Belém.
Os ocupantes da aeronave incendiaram o avião e fugiram do local antes da chegada das autoridades. A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em colaboração com a Polícia Federal (PF).
No interior da aeronave, a PF encontrou e apreendeu 200 quilos de skunk, uma variação da maconha com alta concentração de canabinoides. A Polícia Federal agora conduz as investigações com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo transporte da droga.