Balanço positivo no fechamento do cadastro eleitoral no AM

O prazo para o alistamento eleitoral termina no dia 4 de maio. — Foto: Divulgação

Na reta final para a regularização do título de eleitor em Manaus e nos municípios do interior, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas consolida uma nova era. O agendamento demonstra ser o melhor caminho para a racionalização entre oferta e demanda destes serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

O agendamento foi implantado quando do recadastramento biométrico no ano de 2015. Incialmente, houve resistência à nova tecnologia, mas, aos poucos, a população habituou-se em agendar a data e a hora para seu comparecimento, racionalizando-se, assim, a aplicação dos recursos públicos e, acima de tudo, garantindo-se mais dignidade ao usuário do serviço, evitando as desconfortáveis esperas, em filas quilométricas.

Após a realização do pleito suplementar de 2017, que suspendeu por quatro meses o atendimento ao eleitor na capital amazonense, o serviço foi retomado com mais vigor. O Regional do Amazonas buscou parceria com o Governo do Estado do Amazonas, que disponibilizou servidores, além de guichês de atendimento no PAC Via Norte. Para além disso, o Tribunal contou com o grande apoio da Câmara Municipal de Manaus, que viabilizou a cessão de 41 servidores. Com essas parcerias, o TRE-AM passou a atender 1700 pessoas diariamente, serviço tão grandioso que não encontra referência comparativa.

O recém-empossado Diretor Geral do TRE-AM, Sr. Júlio Bríglia, determinou, via portaria, a extensão do atendimento, nos dias 7, 8 e 9, até às 19 horas em todo o Estado, visando beneficiar, sobretudo, as pessoas que se deslocam das comunidades para as sedes dos municípios.

O crescimento do eleitorado deve ultrapassar o índice de 6%, o que denota um maior interesse e necessidade dos cidadãos pela regularidade eleitoral.

A justiça eleitoral demonstra, mais uma vez, sua máxima atenção ao serviço prestado com qualidade, sem filas e atropelos, trabalhando com afinco por um Judiciário Eleitoral cada vez mais eficiente e com o máximo respeito aos jurisdicionados.