Audiência Pública debaterá implantação da ‘Área Suframada’ no interior do AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove na segunda-feira, 9, às 14 horas, no Plenário Ruy Araújo, uma Audiência Pública para tratar dos incentivos fiscais que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), pode conceder ao município de Itacoatiara (a 260 quilômetros da capital amazonense).

Proposta pelo deputado Álvaro Campelo (Progressistas), que também preside o Grupo de Trabalho (GT) criado para tratar do assunto, a Audiência Pública contará com a participação de autoridades e entidades, que irão discutir a instalação de um distrito industrial no município, por meio dos incentivos fiscais da ‘Área Suframada’ e propor alternativas para atrair e impulsionar negócios na região, gerando assim mais emprego e renda a população.

Álvaro Campelo afirma que o principal objetivo da proposta é preparar a região para receber investimentos industriais e aumentar a oferta de empregos nas áreas comerciais e de serviços do município.

De acordo com o mapa de criação da Zona Franca de Manaus, 1.250 quilômetros quadrados do município de Itacoatiara, adentram a geografia original do Decreto 280 de 28 de fevereiro de 1967. Além de Manaus e Itacoatiara, o município de Rio Preto da Eva também faz parte desta “área”, podendo receber os mesmos benefícios fiscais concedidos pela Suframa.