Atendimento gratuito para Declaração de Imposto de Renda 2018 começa nesta segunda

Para participar, o declarante deve levar 1 lata de leite em pó, a título de contribuição. | Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (25), alunos do curso de Ciências Contábeis da faculdade Martha Falcão|Wyden iniciam o atendimento gratuito à população para declaração de Imposto de Renda 2019, ano base 2018, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira; e de 9h às 12h, aos sábados. Para participar, o declarante deve levar 1 lata de leite em pó, a título de contribuição. A arrecadação será revertida em doações para instituições beneficentes.

A partir deste ano, o projeto passa a integrar as atividades Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI), que será inaugurado ainda no primeiro semestre de 2019. O atendimento gratuito para Declaração do Imposto de Renda visa capacitar os alunos, agregando conhecimentos teóricos à prática do processo, aliado à prática de responsabilidade social, um dos pilares no conceito de ensino-aprendizado da Adtalem Educacional do Brasil, que detém as faculdades Wyden bem como Ibmec e Damásio Educacional.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucilene Florêncio Viana, as regras para a entrega da declaração estão contidas na Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil (RFB) nº 1.871, de 20/02/2019, que determina a obrigatoriedade da declaração para os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis (salário, aposentadoria, aluguéis, por exemplo) em 2018, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

Para os que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, como indenização trabalhista ou rendimento de poupança, por exemplo, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00, também é obrigatória a declaração do Imposto de Renda.

O atendimento será feito no laboratório 107 da instituição até o dia 29 de abril. O último dia estipulado pela Receita Federal do Brasil para envio da declaração é 30 de abril.

Documentação

Responsável pela orientação dos alunos do projeto, o professor João Dias informa que para um atendimento ágil e eficaz, o contribuinte deve levar documentação pessoal como RG, CPF, Comprovante de residência e a Declaração de Imposto de Renda do ano passado (2018, ano base 2017).

Comprovantes e notas fiscais de serviços dedutíveis como recibos de médicos, dentistas, além dos informes de bancos, do plano de previdência, do plano de saúde e da empresa onde trabalha também são importantes e facilitam o preenchimento completo com impressão do recibo no mesmo dia. Caso haja aquisição de bens como carro e imóveis, por exemplo, é preciso apresentar documentos comprobatórios da aquisição.

Outra observação é a exigência de CPF para todos os dependentes, independente de idade. No ano passado, só quem tinha mais de 8 anos precisava ter documento próprio.

SERVIÇO
O QUÊ: Atendimento gratuito para Declaração de Imposto de Renda 2019, ano base 2018
QUANDO: de 25 de março a 29 de abril
ONDE: Faculdade Martha Falcão | Wyden (Rua Natal, nº 300 – Adrianópolis) – Laboratório 107
HORÁRIO: das 14h às 17h (segunda a sexta-feira) e 9h às 12h (sábados)
QUANTO: 1 lata de leite em pó (contribuição para entidades beneficentes)